28.1.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (2)

As escolhas de:
Frederico Daniel, do blogue Os Filmes de Frederico Daniel

Os 3 filmes que melhor espelham a Amizade:
The Hangover (2009)
A Ressaca, Todd Phillips

Grown Ups (2010)
Miúdos e Graúdos, Dennis Dugan

Project X (2012)
Projecto X - Fora de Controlo, Nima Nourizadeh

O realizador que melhor transmite a Amizade:
Todd Phillips
“Each of us had to find a role to play.

As escolhas de:
Rui Sousa, do blogue Companhia das amêndoas

Os 3 filmes que melhor caracterizam a Amizade:
Angels with Dirty Faces (1938)
Anjos de Cara Negra, Michael Curtiz

Once Upon a Time in America (1984)
Era Uma Vez na América, Sergio Leone

La Meglio Gioventù (2003)
A Melhor Juventude, Marco Tullio Giordana

O realizador que melhor expressa a Amizade:
Frank Capra (1897-1991)
"I thought drama was when the actors cried. But drama is when the audience cries."

Obrigado, Frederico e Rui, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

15 comentários:

  1. Dos filmes abaixo não vi nenhum, mas irei ver.

    Eu é que agradeço ao blog Caminho Largo terem criado esta excelente iniciativa :)

    Cumprimentos Frederico Daniel

    ResponderEliminar
  2. Vê que valem a pena Frederico! :)

    Escolhi estes três filmes porque acho que dão uma visão mais humana da amizade. Depois pus o Frank Capra pela humildade e simplicidade dos seus filmes, que se baseiam muito nas relações humanas e na amizade entre as pessoas (veja-se «Do Céu caiu uma estrela»). Mas outros filmes à parte, estes são os três primeiros que eu associo à amizade! :)

    Cumprimentos,

    Rui Alves de Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou colocar na minha lista a ver.

      Eu escolhi estes três, porque amizade é diversão em grupo e não só.

      "A Ressaca": Amizade pois é um grupo de amigos que se vai divertir a Los Angeles, uma cidade que adorava visitar.

      "Miúdos e Graúdos": Fez-me lembrar o meu grupo de amigos de infância e um dos meus sonhos é que daqui a uns dez anos nos voltemos a encontrar.

      "Projecto X - Fora de Controlo": Porque mostra também laços de amizade e simplesmente porque adorei o filme.

      Todd Phillips: Por ser realizador dos dois filmes de "A Ressaca" e produtor de "Projecto X - Fora de Controlo"...

      Eliminar
  3. Acabo por rever-me mais - embora não totalmente - nas escolhas do Rui do que nas do Francisco. O que não invalida que as compreenda e encontra a Amizade lá representada.

    Agora vou só ali atrás do barracão chicotear-me por me ter esquecido do ANGELS WITH DIRTY FACES. Pode ser que aprenda a lição :p

    Cumprimentos cinéfilos,
    António Tavares de Figueiredo
    (Matinée Portuense)

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o suficiente da obra de Frank Capra para poder comentar. Mas a escolha do Era uma Vez na América é excelente. Abraço. David

    ResponderEliminar
  5. As escolhas mais felizes foram Angels with dirty faces e Frank Capra. Concordo com você, Rui!

    ResponderEliminar
  6. Frank Capra é sem dúvida uma grande escolha. Associo-o ao que de melhor o ser humano nos pode dar, e claro, a amizade é esse "melhor".

    ResponderEliminar
  7. FREDERICO DANIEL, Justificaste, a meu ver, bem as tuas escolhas, e humildemente. Contudo, e apesar de as perceber (e de terem a sua pertinência) não concordo lá muito e incentivo-te a veres mesmo os filmes que aqui foram referenciados que ainda não viste e a conhecer mais e melhor cinema. Pelo menos que te façam escolher, quem sabe um dia, outros filmes de outras décadas e países diferentes. Obrigado, mais uma vez, pela participação.

    RUI ALVES DE SOUSA, Embora só tenha visto o filme de Leone, parecem-me acertadas as outras escolhas, assim como a opção por Frank Capra, de que concordo bastante. O cineasta americano, e tal como dizes, retratava muito bem a humanidade nas suas relações e valores intrínsecos. De resto, esse lado humano de que falas é importantíssimo, senão essencial, na Amizade. Obrigado pela participação.

    ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, Sim também me revejo mais na segunda lista, muito embora perceba as razões de ambas.

    DAVID FURTADO, Sim a escolha do Once Upon a Time in America é excelente. De Capra aconselho-te quase todos da sua carreira, embora tenha ali nos anos 30 o seu período áureo.

    LÊ, Também concordo com essas opções.

    AJANELAENCANTADA, Sem dúvida. Para mim, foi dos maiores a retratar valores humanos, seja a Amizade, sejam outros igualmente essenciais.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Jorge, foi com muito gosto que participei nesta iniciativa.
      Concordo com o que disse, ainda tenho muitos filmes para ver.

      Eliminar
  8. Duas listas interessantes e curiosas.

    A do Frederico acho a mais "verde" e que provoca um enorme contraste com a segunda sugerida lista.
    É curioso que apesar de perceber a ideia de amizade estar presente, entendo mais que existe ali o companheirismo de pessoas quando em grupo (presente nos 3 filmes do Frederico).

    A segunda lista, acho-a muito curioso. Evidencia uma mais profunda cinefilia mesmo que nem sempre sejam as obras que mais me sinta aliciado a pegar para ver. Dos 3 apenas vi o "Once Upon a Time in America", há bastante tempo e é sim realmente um filmão.

    nada a dizer sobre os realizadores... sinto-me offside com estas escolhas.
    Já vi filmes do Capra na TV, talvez há décadas já (e era muito jovem na altura...), pelo que não fiquei com uma opinião formada (talvez algo que tenha a revisitar numa altura que se coadune).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Arm Paulo Fer, eu por acaso reparei no contraste entre as listas.

      Eliminar
  9. ARM PAULO FER, É isso, talvez a do Frederico evidencie mais o companheirismo que propriamente a Amizade, isto de forma genérica, porque para cada um o sentimento será diferente. Também acho, por outro lado, a lista do Rui mais cinéfila, mais transparente da história do Cinema, e aconselho-te, desde já, a reveres Capra - merece.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por aí que eu fui, pois para mim sem companheirismo e sem confiança não há amizade :)

      Eliminar
    2. FREDERICO DANIEL, Sim claro, o companheirismo também é importante, mas não será só isso que fará uma Amizade, não é verdade?! De qualquer modo dependerá sempre de cada um.

      Cumprimentos,
      Jorge Teixeira
      Caminho Largo

      Eliminar
    3. Não é só isso, mas é grande parte ou mesmo a maior parte

      Eliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.