20.1.13

Torneio Interblogues: Final

A Angústia do Blogger Cinéfilo no Momento do Penalty: 2ª Edição


O Caminho Largo está na final. Depois de um encontro que surpreendentemente se revelou desnivelado, tendo em conta as perspectivas iniciais, a equipa do Caminho Largo chega ao tão desejado e derradeiro jogo. Para já, o agradecimento à equipa CINEdrio que se debateu até ao fim sempre com dignidade e esperança na revalidação do título. Não passou, ainda assim, à final, pelo que este ano um novo campeão será encontrado.

A final será então disputada entre o Caminho Largo FC e a equipa do blogue Dial P for Popcorn, o vencedor da outra meia-final. Para o encontro, conferir antes as devidas tácticas e respectivas justificações de ambas as equipas Caminho LargoaquiDial P for Popcornaqui. Desejar ainda ao adversário a maior sorte para o jogo e que, acima de tudo, ganhe o melhor! Os sistemas tácticos e as equipas em campo encontram-se na imagem abaixo, sendo que em seguida se procede à habitual análise antes do jogo.

Grande Final: 
(a preto)  Dial P for Popcorn  vs.  Caminho Largo (a azul)

Realçar, logo à partida, o poderio defensivo da equipa adversária - Haneke e Von Trier constituem uma dupla que, para além de segura e eficaz, é interessantíssima. Depois, tanto Resnais como Leigh detêm um enorme potencial, pelo que, se por um lado, até parecem algo desaproveitados estando tão recuados em campo, por outro, o corredor é só para eles, e aí teme-se fortemente as suas investidas. Resta apenas ter confiança (e esperança) nas qualidades de Kusturica, Tarantino e Lynch, que de certo farão de tudo para desequilibrar e balançar o marcador a seu favor.

A meio-campo a batalha também promete, com um PT Anderson e um Scorsese a dividir os aplausos e a tentar, por isso, espalhar magia (e jogadas individuais), sempre apoiados pelos veteranos Fincher e Kiarostami num lado, e Eastwood e Herzog no outro. Troço do terreno equilibrado, antevê-se mesmo muito disputado, com lances de fazer vibrar qualquer adepto, seja pelas arbitragens, sempre polémicas, seja pela beleza das técnicas e tácticas envolvidas.

Se o meio-campo é, de parte a parte, dividido, a defesa do Caminho Largo leva avanço sobre o ataque respectivo. Pelo menos assim se espera, um pouco pelo que Todd Haynes e Terry Gilliam vêm fazendo, ou melhor, não vêm fazendo. Assim como alguma perda de vitalidade que transparece em AlmodóvarYimou, Polanski, Cronenberg e Kar-Wai, por seu lado, fortalecerão a defesa como ninguém, tal como o guardião Miyazaki, que nunca desilude.

Na prática, e sendo uma final, o que prevalecerá durante o jogo em última análise será a frieza dos treinadores ao planear uma táctica coerente, apropriada e certeira tendo em conta as debilidades e fraquezas do adversário. Nesse capítulo, talvez Ozu esteja mais apto que Buñuel, embora este último depois ao nível do poder de discurso e motivação que passa aos jogadores seja superior ao japonês. De qualquer modo, e prevendo um prolongamento, no fim tudo se decidirá com o coração, com lances e jogadas improváveis e imprevisíveis (remates do meio da rua, por exemplo - Soderbergh parece ser aqui um factor a ser explorado), pelo que mais incerto que isto não se podia antever.

Por tudo isto, e mais uma vez, não se esqueçam de votar aqui (barra lateral esquerda) ou directamente aqui. Como é habitual, as votações terminam na próxima sexta-feira, logo apressem-se a escolher a vossa equipa favorita ou aquela em que gostariam de ver atribuído o título de campeão deste torneio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.