1.5.13

Cenas (4)

Lady in the Water (2006), M. Night Shyamalan


Belo exemplo de como começar uma história, de como introduzir uma temática e um universo paralelo. Se poucas dúvidas existiam de que Shyamalan é um exímio contador de histórias e um hábil explorador de ambientes e atmosferas (pesem embora os seus últimos trabalhos), esta cena retira toda e qualquer desconfiança que possa haver do senhor. Tremenda na forma como inicia o conto, apresenta as personagens, insere a narração, contempla o espaço e dá tempo à montagem. Brilhante em como ainda nos oferece uma clara harmonia entre a própria história e a música, ou até entre o desenho e a meticulosa realização. Grande cena.

3 comentários:

  1. Eu devo ter sido dos poucos que gostei deste Lady in the Water, considerado por muitos na nossa blogosfera como o início do declínio de Shyamalan. Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Para dizer a verdade, gosto de todos (mas todos mesmo) os filmes do realizador. Normalmente fez filmes de autor, ou melhor da sua autoria, decidiu-se a enveredar pelo cinema de grandes audiências e a coisa não lhe está a correr bem na opinião pública... mas é um realizador que tenta sempre remar contra a maré e apresentar ideias de cinema. O The happening tem uma premissa forte e misteriosa mas... não foi bem aceite. Paciência... vamos ver como lhe corre o sci-fi After-Earth...

    ResponderEliminar
  3. CARLOS REIS, Já somos dois. Na altura em que vi este Lady in the Water gostei bastante, especialmente de toda a ambiência e toda a progressão narrativa. O declínio, para mim, talvez tenha vindo depois, ainda que continue a depositar sempre muitas expectativas no senhor.

    ARM PAULO FER, Nem mais, totalmente em sintonia. Pessoalmente também não há um filme dele que não goste, pura e simplesmente, embora os seus últimos trabalhos sejam piores, reconheço.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.