27.2.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (12)

As escolhas de:
Francisco Noronha, autor do blogue Bósforo 
e colaborador no site À pala de Walsh

Os 3 filmes que melhor demonstram a Coragem:
The Killing of a Chinese Bookie (1976)
A Morte de Um Apostador Chinês, John Cassavetes

Go Go Tales (2007)
Histórias de Cabaret, Abel Ferrara

Tournée (2010)
Tournée - Em Digressão, Mathieu Amalric

O realizador que melhor define a Coragem:
Pier Paolo Pasolini (1922–1975)
"If you know that I am an unbeliever, then you know me better than I do myself. I may be an unbeliever, but I am an unbeliever who has a nostalgia for a belief."

As escolhas de:
Hugo Gomes, autor do blogue Cinematograficamente Falando...
e colaborador no site C7nema

Os 3 filmes que melhor reproduzem a Coragem:
Unbreakable (2000)
O Protegido, M. Night Shyamalan

Signs (2002)
Sinais, M. Night Shyamalan

The Village (2004)
A Vila, M. Night Shyamalan

O realizador(a) que melhor representa a Coragem:
M. Night Shyamalan
"The idea is to always go for the thing that's risky. I want to be courageous and original. And original means, you don't know what 'colour' movie you just saw."

Obrigado, Francisco e Hugo, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

9 comentários:

  1. Dos filmes do Francisco não conheço nenhum, grande escolha de realizador. Das escolhas do Hugo, já as conheço e bem, são todos grandes exemplos de coragem. E o Hugo ao fazê-las também é um exemplo de coragem! ahahah

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O Francisco Noronha é fã da Kristin Scott Thomas ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva!

    Agradeço o convite. Sobre as escolhas, podem ler mais aqui: http://www.obosforo.blogspot.pt/2014/02/a-coragem-vai-ao-cabaret.html


    Francisco Noronha

    ResponderEliminar
  4. Bem,

    Controvérsias à parte acerca do realizador, já que culmina mais ódios que amores. Contudo M. Night Shyamalan sempre possuiu uma carreira motivada por esse tal sentimento, a coragem, que por vezes "emaranhada" com a fé, outro tópico comum na sua filmografia. Mas quanto à coragem propriamente dita, é claramente evidente nos filmes que representei acima, Unbreakable pela coragem do protagonista em aceitar o seu destino (coragem também em mete-lo em pratica), Signs pela coragem de aceitar o passado e Village pela coragem de desafiar a própria rotina.

    Gostaria de agradecer ao Jorge Teixeira pela magnifica iniciativa, que já conta com a segunda edição (espero pela terceira, hehehehe) e pelo espaço bem gerido e concretizado com cuidado, rigor e afecto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. FREDERICO DANIEL, Pois, eu também inevitavelmente me identificarei mais com as segundas escolhas, dado não ter visto nada das primeiras. Ficam como recomendações.

    ROBERTO SIMÕES, Praticamente em total sintonia contigo, mais uma vez. As escolhas do Hugo, de facto, evidenciam coragem, sendo que até me identifico, uma vez que não partilho do mesmo desprezo actual que se dá ao realizador (embora o mesmo tenha os seus melhores filmes no início da carreira, é um facto).

    RICARDO LOPES MOURA, Como assim? Acho que não percebi bem essa afirmação (e depois de verificar que essa actriz não pertence ao elenco de nenhum dos filmes destacados pelo Francisco), ou então algo me está a escapar.

    FRANCISCO NORONHA, Obrigado nós por nova participação :). Quanto às justificações ou reflexões subjacentes às tuas escolhas (cedidas pelo link que disponibilizas) gostei bastante. Incutiram-me inclusive à vontade de descobrir os filmes, que não conheço.

    HUGO GOMES, Em geral, totalmente de acordo. Shyamalan é, quanto a mim, um realizador bastante subvalorizado hoje em dia, muito por culpa dos seus últimos filmes (inferiores, de facto) que encobrem a sua qualidade atrás das câmeras e a sua criatividade nos temas que aborda e que lança à contemplação, à reflexão. Os filmes que dele destacas são bons exemplos disso mesmo, sendo que em todos se evidencia claramente a coragem. Belas escolhas e muito obrigado pelas palavras, pelo apoio e pela participação, mais uma vez, nesta iniciativa.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Escolhas interessantes. Dos filmes todos só vi o Signs e fiquei um pouco desiludida com o final.

    ResponderEliminar
  7. As escolhas de M. Night Shyamalan serão certamente um acto de coragem! Mas a verdade é que cada uma delas representa, e bem, aquilo que é pedido nesta iniciativa! parabéns

    ResponderEliminar
  8. ANA S., De facto, um dos adjectivos que melhor caracteriza estas escolhas é interessante, muito pelo sua singularidade.

    QUERO VER 1 FILME, Sem dúvida, eu até me identifico muito com o cineasta, na sua forma de abordagem e de filmagem, e com os filmes aqui destacados.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.