2.11.14

TCN Blog Awards 2014: Nomeados



Novo ano, e os prémios mais cobiçados da blogosfera nacional estão aí, outra vez e acima de tudo para divulgar a comunidade cinéfila e televisiva em Portugal. Os TCN Blog Awards 2014 arrancam assim com a sua 5ª edição e, para já, com as nomeações para as suas diversas categorias. Os nomeados são muitos e, em geral, todos meritórios da distinção, sendo que o Caminho Largo encontra-se também neste lote pelo terceiro ano consecutivo, nomeadamente em duas categorias - Melhor Crítica de Cinema pelo filme 2001: A Space Odyssey, de Stanley Kubrick, e Melhor Iniciativa com a rubrica À Boleia. Se, por um lado, é com alguma surpresa que recebemos estas nomeações, dado os últimos meses de alguma inércia, por outro, é com enorme satisfação que as acolhemos, num blogue que nunca procurou definir-se com popularidade, superficialidade ou intencionalidade, antes com um sentido de orientação, de aprendizagem e de identidade pessoal.

Pode-se dizer que a manifestação de opinião, exterior à simples e estanque informação, e, consequentemente, de crítica esteve na génese deste espaço e, portanto, a nomeação a Melhor Crítica de Cinema pelo terceiro ano consecutivo, entre gigantes desta blogosfera, não nos deixa apenas satisfeitos, mas inteiramente orgulhosos, naquilo que consideramos invariavelmente como a forma de expressão mais nuclear de um blogue - a sua escrita, o seu pensamento e a sua capacidade de transmitir, contribuir e emocionar, através das palavras, a magia e a realidade do cinema.

A nomeação em Melhor Iniciativa com o À Boleia, em jeito de repetição do ano passado e em jeito de sustentação do próprio conceito, só vem credibilizar e expandir ainda mais a iniciativa, que sempre teve como objectivo a comunicação, a união e a partilha de sabedoria entre colegas desta blogosfera que muito pode aprender em conjunto e com cada um de nós. Por outro lado, sempre houve também a ambição, através dos convidados, de reflectir sobre esta arte de uma maneira crua e objectiva e ao mesmo tempo intrínseca a cada visão, possibilitando assim uma maior consciência pessoal e colectiva, no fundo, do aqui estamos todos a falar - Cinema. De referir ainda outras nomeações na categoria de iniciativa nas quais estou, ou estive, igualmente envolvido, são elas o CCOPCinema Bloggers Awards 2015 e Já Vi(vi) este Filme. Mais que merecido, é um prazer ver o talento e a interactividade em constante progresso e evolução.

Por fim, o apelo habitual para que votem, em consciência, e, acima de tudo, leiam os textos, comentem nos blogues e envolvam-se nesta blogosfera que tem tanto mas tanto para oferecer. Se, porventura, o vosso voto recair no Caminho Largo agradecemos muito. Basta seguir para os seguintes endereços:

http://tvdependente.net/ - opção 2001: Odisseia no Espaço em Crítica Cinema;
http://www.espalhafactos.com/ - opção À Boleia em Iniciativa.

Obrigado à academia pelo voto de confiança, à organização pela perseverança, a todos os convidados que aceitaram o convite para a iniciativa nomeada e a todos os colegas, amigos e família que fazem deste Caminho um percurso largo e real.

Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.