9.9.12

Dracula (1931)

Drácula, Tod Browning e Karl Freund


De 1931, vem uma das melhores adaptações do romance de Bram Stoker. O filme de Tod Browning Karl Freund tem a aura por excelência do conto vampiresco. Está lá tudo, está o ambiente sombrio e premonitório, está a claustrofobia e a contenção, está a imprevisibilidade e a incerteza nas nuances narrativas, e está ainda os calafrios, o desconforto e a cadência tão próprios do género de terror (o qual o filme foi precursor).

E se, à partida, é difícil surpreendermo-nos com o argumento de Dracula, sobretudo hoje em dia (são inúmeras as versões para cinema, televisão e literatura, sem contar com as variações e estilizações à personagem), também é verdade, que este romance é a demonstração viva de que por mais insistências que se tenham sobre um tema e um personagem, quando as pessoas envolvidas no projecto são de qualidade e abordam a matéria-prima original pela essência, o produto faz-se, e com mestria. A prova está, além deste filme de 1931, em décadas futuras, com o Dracula de Francis Ford Coppola, por exemplo. Ou em anos anteriores, de forma não oficialmente assumida, com Nosferatu de Murnau (grandioso e essencial) e mais tarde com Nosferatu the Vampyre de Herzog, entre outros. A fórmula reside, antes de mais, em demonstrar (e conseguir) uma nova abordagem, uma nova forma de contar, re-contar e partilhar, ainda que a história seja repetidamente a mesma. É tudo uma questão pessoal, de perceber como as coisas nos chegam e nos afectam, para seguidamente devolver e saber transmitir essas sensações adquiridas. Todos os exemplos referidos acrescentam algo que ainda não tinha sido explorado ou não tinha sido sequer abordado.

Este Dracula, da década de 30, e portanto dos primórdios do cinema sonoro, não será a melhor adaptação jamais feita deste romance, mas é indiscutivelmente um grande exemplo e mais um grande filme do famoso conto de vampiros, detendo, ainda hoje, uma perspectiva e um ângulo de visão surpreendentemente distintos e assinaláveis, assim como uma aura assaz fantástica (aludindo ao género). Se, então, no argumento e realização já estamos falados, implicitamente, na interpretação de Bela Lugosi temos o carisma intemporal da mítica personagem, que em consonância com a apropriada e mais do que destacável banda sonora, perfazem um conjunto invejável.

"For one who has not lived even a single lifetime, you're a wise man, Van Helsing."
Conde Drácula


Jorge Teixeira
classificação: 8/10

2 comentários:

  1. Eu adoro este filme. Apesar do que dizem, acho a fotografia incrível, cheia de contrastes incríveis, o Bela Lugosi é perfeito para o papel e está repleto desses double-entendres nos diálogos. O meu filme preferido dos anos 30! Abraço

    ResponderEliminar
  2. O NARRADOR SUBJECTIVO, Não será o meu filme preferido dos anos 30, mas é um belíssimo filme, sem dúvida. Bela Lugosi está carismático, talvez mesmo um dos melhores (para muitos o melhor) Drácula de sempre, enquanto personagem.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.