28.12.12

Torneio Interblogues: Estágio

A Angústia do Blogger Cinéfilo no Momento do Penalty: 2ª Edição


O Caminho Largo aderiu ao convite, e ao Torneio Interblogues, organizado pelo blogue CINEdrio, no âmbito da 2ª Edição da iniciativa A Angústia do Blogger Cinéfilo no Momento do Penalty, e formou a sua equipa, o seu onze ideal de cineastas representativo da "política desportiva" mais (omni)presente neste espaço. O seu campo de autores, por assim dizer, ainda que limitado, uma vez que só alinham "jogadores" (realizadores) que estejam no activo e que, na prática, se complementem entre si.

Entretanto, os atletas convocados já se encontram em estágio, e a treinar, sendo que a competição entre as várias equipas (blogues) começará dentro em breve, após o sorteio dos quartos-de-final. Assim que estiverem ditados e organizados os jogos, serão publicados aqui, oportunamente, o adversário e a data do primeiro jogo (período da votação) relativos à equipa deste blogue e de todos os outros concorrentes em competição, bem como das fases seguintes do torneio até à final. Para mais informações, e para a apresentação geral de todas as equipas, basta seguir e explorar o blogue CINEdrio ou mais especificamente aqui.

Sem mais demoras, o Caminho Largo FC é então constituído pelos titulares que estão na imagem abaixo, num esquema táctico em 4x3x3. As devidas justificações para cada escolha ou jogador na respectiva posição, e as estratégias e relações entre eles, expõem-se em seguida.

Guarda-redes: Hayao Miyazaki - Sereno, tranquilo, de larga amplitude e análise de jogo, com boa antecipação e sentido posicional, que se transcende por vezes, como que voando e anulando um golo quase certo. Gosta de lançar, em passes longos, contra-ataques improváveis para a maioria, mas concebíveis para ele e para David Lynch, seu parceiro nestas jogadas (aventuras). Algo isolado do resto do grupo, vive num mundo à parte, por assim dizer, no entanto, e na altura certa, o japonês tem sempre uma mensagem de força e de reserva para os companheiros, motivando-os, e por isso assumindo um papel importante na equipa - espécie de porto seguro, onde recorrer, nos bons e maus momentos.

Defesa esquerdo (lateral): Kar Wai Wong - De uma visão e abrangência únicas, capaz de defender (e segurar) tudo e todos como de se projectar para a frente com uma improvisação e provocação admiráveis. Daí que se adapte a extremo, explorando a ala esquerda com bastante dinamismo e elegância até, ao ponto de disputar, em certas abordagens, o lugar com Tarantino (titular da posição). Mas é na gestão de todo o corredor que o chinês se sente mais à vontade. É com a sua capacidade em ler o adversário sem bola, interrompendo ataques e contra-ataques, e na simultânea recuperação de investidas mais ofensivas, que está o seu grande valor.

Defesa central (esquerdo): David Cronenberg - Escasso em recursos, mas eficaz, inteligente, duro (física e psicologicamente) e regular. Tem uma personalidade distinta em campo, impondo respeito aos adversários, que por norma não passam pelo canadiano. Em último caso, descarrega mesmo um choque prévio corpo a corpo. O seu ar aparente de poucos amigos, dá-lhe a autoridade e o domínio emocional tão úteis à defesa e em certos momentos de fraqueza da equipa, pelo que não será de estranhar o seu carácter mais distante e frio nas fases opostas de festejo. Sendo o patrão da defesa, raramente é relegado ao banco, mesmo em jogos de relativa importância, tal a sua solidez, regularidade e capacidade física (nunca se lesionou em toda a sua, já longa, carreira).

Defesa central (direito): Roman Polanski - Metódico, certo, detém pouco espaço de manobra mas é exemplar e limpo nos lances. Geralmente contido, pautado, mas aqui e ali explosivo, sobretudo na raça e determinação que executa os cortes.  Possuidor de um jogo e de uma maneira de estar em campo em muito semelhante à do seu ídolo, à sua influência (assumida) - o astro lendário Alfred Hitchcock - no calculismo e disciplina táctica. Complementa-se muito bem com Cronenberg, dobrando o adversário quando o companheiro não pode, formando em conjunto uma terrível e assustadora dupla de centrais. O polaco ainda sobe com frequência à grande área inimiga, especialmente em lances de bola parada onde faz valer a sua estratégia e o seu bom jogo aéreo (mental).

Defesa direito (lateral): Yimou Zhang - Com os seus altos e baixos, é jogador para se concentrar tanto no detalhe (num adversário), como em todo o campo, abrindo o corredor (e o ângulo) só para si. Exuberante e extrovertido dentro e fora do espectáculo, não se encontra de momento na sua melhor forma, muito embora a qualidade e a criatividade do chinês estejam lá, facto que por si só justifica alguns rasgos de perfeita execução e ilusão de que os espectadores são testemunhas. Tem ainda um forte sentido de camaradagem, sendo que tem uma amizade particular com o compatriota Kar Wai, seu colega de treino desde os juniores da selecção chinesa.

Médio defensivo (esquerdo): Werner Herzog - Poderoso, autêntico, sem meias medidas. Um trabalhador nato, que faz um pouco de tudo, explorando o terreno como ninguém. Encara cada partida como a última, debatendo-se incessantemente em verdadeiras batalhas campais (naturais e humanas). Transmite por isso segurança à defesa e confiança ao treinador, a provar está o facto de o alemão ser o jogador que habitualmente mais quilómetros contabiliza e mais jogos faz durante uma época inteira. É ainda, o atleta mais polivalente de todos os titulares, aquele que, prescindindo do seu posto, preenche a vaga ou a lacuna temporária antes de substituições forçadas (com menos um no onze, recua muitas vezes, fazendo de terceiro central ou inclusive de lateral), e portanto, provavelmente o peão mais útil na estratégia da equipa.

Médio defensivo (direito): Clint Eastwood - Autoritário, concentrado, com tempo e noção de espaço. Clássico no estilo, passa despercebido na maior parte dos encontros (há até quem o chame "o homem sem nome"), mas é peça fulcral para a estabilidade do esquema táctico adoptado. Segura a retaguarda ao mesmo tempo que prepara e lança a construção de jogo. Tem pouquíssimas falhas. A regularidade, a força que transmite e o facto de ser o mais antigo jogador do plantel, dão, há muito, o título de capitão de equipa ao americano. Doutra geração que a maioria dos seus companheiros, confere ao grupo, tanto em campo como no balneário, a tranquilidade necessária, acima de tudo, na gestão de resultados. Senhor ainda de um poderoso remate, reflectido em exímios livres directos que são de uma precisão e versatilidade por vezes algo surpreendentes e refrescantes num jogador em que a idade tem sido sinónimo de qualidade.

Médio centro (n.º 10): Martin Scorsese - Notável, criativo, genial no passe e na visão periférica. Organizador e manipulador de todo o jogo. Produto de uma geração de ouro (à época de novos talentos), é acima de tudo, um executante das estratégias planeadas (e treinadas) e inventor, não raras vezes, de soluções urgentes. Impecável tacticamente, o mestre, tal como é chamado, preenche cada metro e cada minuto com o seu talento e magia na condução da bola, ora lenta e construtiva, ora rápida e fracturante. O n.º 10 por excelência, que balança entre a experiência adquirida e a variedade e técnica alcançadas. Detentor ainda de mudanças de velocidade e compensação a todos os níveis espantosas. Daí que o génio e colosso americano mereça o orgulho do treinador, o respeito dos colegas e a admiração dos adeptos.

Avançado esquerdo (extremo): Quentin Tarantino - Volátil, ousado, irreverente, brilhante com a bola nos pés, seja a assistir, seja a fintar e a brincar com o adversário no um para um. Nem sempre defende e é demasiado individualista, mas acaba por equilibrar com a energia e aceleração dos seus arranques até à linha de fundo - que o ponta-de-lança agradece. De palavra (e insultos) fácil, é sobretudo com a incerteza e a auto-estima que joga e deslumbra o público. Daqueles jogadores que levantam um estádio, quebram mecânicas de treino e reciclam jogadas improváveis. É americano, mas geralmente possui um estilo de jogo "à italiana" - muitos o consideram mesmo um descendente do antigo craque Sergio Leone - alternando entre jogadas "de perto", no passe e na finta, e jogadas de longo alcance, no cruzamento e na desmarcação. Inversamente, também se desmarca, principalmente nas constantes combinações que faz com Scorsese da esquerda para o meio, concretizando desse modo muitos contra-ataques.

Avançado direito (extremo): Emir Kusturica - Ágil, mutável, imprevisível, atrevido. Se Tarantino brinca, Kusturica por vezes humilha os adversários com os seus dribles mirabolosos. Com inspiração e em arrancadas individuais, o sérvio resolve encontros sozinho, sendo que é mesmo a arma secreta para o treinador. Uma espécie de promessa em cada jogo e em cada época. Daí que fique algumas vezes no banco, caso seja necessário uma dinâmica e criatividade extras numa segunda parte ou quando o resultado assim o exigir. De todos os jogadores, é o mais brincalhão e a alegria do balneário. É o que lida melhor com as entrevistas e o que invariavelmente mais interage com os adeptos, inclusive da equipa adversária (com provocação e ironia).

Ponta-de-lança: David Lynch - Famosa estrela americana. É a mais recente e mais cara aquisição do plantel. De extrema habilidade, na recepção e domínio de bola (mesmo na confusão total), é um jogador absolutamente soberano dentro da sua área de influência. Com a mesma facilidade, tanto marca de cabeça como com o pé. Revela-se, por isso e constantemente, uma surpresa e, jogando muito de costas para a baliza, rompe a defesa contrária inúmeras vezes, finalizando sempre de maneira diferente com o seu toque de bola e cunho pessoal. É, contudo, ainda mais mortífero na marcação de grandes penalidades - segundo alguns colegas, em toda a sua carreira falhou apenas dois - e isolado frente a frente com o guarda-redes, em que raramente falha. Grande ponta-de-lança, que é um regalo e uma certeza para qualquer amante de futebol.

Treinador: Yasujirô Ozu - De perfil calmo, atento, quase estático por vezes, é um treinador que sabe esperar e que tem perfeita noção da abordagem e enquadramento que pretende, perante o contexto e o adversário que enfrenta. Normalmente, tem tudo pensado, a cadência de passe, as substituições, as marcações, os planos b e c, os contra-tempos e o anti-jogo, digamos. Analisa e prepara meticulosamente cada encontro, tendo invariavelmente em campo uma postura séria e consciente, olhando e avaliando o encaixe das duas equipas e respectivas tácticas sempre num plano mais térreo, mais real - no fundo, o seu, o de treinador (que não abdica, em qualquer circunstância), e portanto, nunca visões de cima, de bancada. Antiga estrela asiática que tem igualmente tido bastante sucesso na carreira de treinador - a prova são os êxitos dos últimos anos com este conjunto de titulares, que o próprio construiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.